quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Ef 5:1-4
5.1 Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados; 2 e andai em amor, como também Cristo nos amou e se entregou a si mesmo por nós, como oferta e sacrifício a Deus, em aroma suave. 3 Mas a impudicícia e toda sorte de impurezas ou cobiça nem sequer se nomeiem entre vós, como convém a santos; 4 nem conversação torpe, nem palavras vãs ou chocarrices, coisas essas inconvenientes; antes, pelo contrário, ações de graças.

Observe que o texto bíblico de hoje inicia-se com um mandamento: Portanto, sejam imitadores de Deus, como filhos amados. Imitar significa “fazer igual”, “agir como”.
Há filhos que se recusam a imitar seus pais – vemos isto acontecendo especialmente em lares onde os pais são ausentes, deficientes no cuidado, violentos... O apóstolo Paulo nos lembra que somos “filhos amados” – todo filho amado procura imitar seu pai! Hoje estudaremos as qualidades do nosso Pai que devemos querer imitar.

Tema:IMITADORES DE DEUS

1o. Imitemos o Pai em sua capacidade de amar. V.2
2 e andai em amor, como também Cristo nos amou e se entregou a si mesmo por nós, como oferta e sacrifício a Deus, em aroma suave.

Nosso Pai tem um amor sobrenatural e tamanho é este amor que Ele ofereceu a Jesus como um sacrifício por nós. É impossível duvidar do amor do Pai quando se conhece a extensão do sacrifício realizado por Jesus.
Rm 5.8 5.8 Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores.
· Temos que Buscar a Deus e pedir que nos ajude a imitá-lo em sua capacidade de amar e perdoar.[1]
· o amor que leva Deus a perdoar nossos pecados e que imitando Deus, também seremos capazes de perdoar como Ele (I Pe 4:8).
· 4.8 Acima de tudo, porém, tende amor intenso uns para com os outros, porque o amor cobre multidão de pecados.

2o. Imitemos o Pai em seu caráter. V.3
“Mas a impudicícia e toda sorte de impurezas ou cobiça nem sequer se nomeiem entre vós, como convém a santos;”
NVI - Entre vocês não deve haver nem sequer menção de imoralidade sexual como também de nenhuma espécie de impureza e de cobiça; pois essas coisas não são próprias para os santos.


Além do amor, os versos este trecho de Efésios nos descrevem o caráter do nosso Pai, que é santo.
1 Pe 1.161.16 porque escrito está: Sede santos, porque eu sou santo.


a) Imitando nosso Pai, recusamos toda imoralidade sexual! Se não é nem para mencionar, quanto mais praticar o que o texto chama de “imoralidade sexual”! A palavra “impureza” significa todo pecado que envolve sexualidade: adultério, fornicação, prostituição, pornografia.
Efésios 4:17 a 19:
“ Isto, portanto, digo e no Senhor testifico que não mais andeis como também andam os gentios, na vaidade dos seus próprios pensamentos, 18 obscurecidos de entendimento, alheios à vida de Deus por causa da ignorância em que vivem, pela dureza do seu coração, 19 os quais, tendo-se tornado insensíveis, se entregaram à dissolução para, com avidez, cometerem toda sorte de impureza. “
NVI:
17Assim, eu lhes digo, e no Senhor insisto, que não vivam mais como os gentios, que vivem na inutilidade dos seus pensamentos
18 Eles estão obscurecidos no entendimento e separados da vida de Deus por causa da ignorância em que estão, devido ao endurecimento do seu coração.
19Tendo perdido toda a sensibilidade, eles se entregaram à depravação, cometendo com avidez toda espécie de impureza.
E neste texto, que Paulo descreve a maneira como as pessoas que não têm comunhão com Deus vivem, conseqüências do coração endurecido para a Palavra: depravados e ávidos pelas impurezas.

b)Imitando nosso Pai, nossa linguagem é diferenciada.v.4 nem conversação torpe, nem palavras vãs ou chocarrices, coisas essas inconvenientes; antes, pelo contrário, ações de graças.

A linguagem de uma pessoa revela seu caráter, seu coração. Jesus disse que a boca fala do que está cheio o coração (Mt 12:34). Assim, ao imitarmos o nosso Pai, nosso linguajar será contextualizado ao céu e espelhará nossa comunhão com o Espírito Santo. Efésios 5:4 afirma que um imitador de Deus não usará uma linguagem obscena, tola, imoral. Na versão nvi contém a expressão “gracejo imoral”. Isto nos lembra aquelas piadinhas infelizes, aquelas palavras tolas... Fuja delas! Termo “chocarrisse” no verso 4 - é o mesmo que “gracejo imoral” (xô, chocarrisse!). Ao invés da linguagem inconveniente, o apóstolo recomenda-nos as “ações de graças”. O contrário das ações de graças é a murmuração – todas as vezes que murmuramos ofendemos o Senhor. Tal recomendação é bem detalhada em I Ts 5:16-18
16 Regozijai-vos sempre.
5.17 Orai sem cessar.
5.18 Em tudo, dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.

É necessário pedirmos a Deus e que nos ajude a reconhecer a graça do Senhor em todas as circunstâncias que venham a passar.

Vocês são filhos amados de Deus através de Jesus Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário