quarta-feira, 7 de outubro de 2009

A FÉ COM OBRAS É VIVA
Tiago 2:26Tiago 2:26. 2.26 Porque, assim como o corpo sem espírito é morto, assim também a fé sem obras é morta.
João 21:25
“ Há, porém, ainda muitas outras coisas que Jesus fez. Se todas elas fossem relatadas uma por uma, creio eu que nem no mundo inteiro caberiam os livros que seriam escritos.”
Onde você deseja que sejam escritos os seus feitos em Deus nesta vida. Numa folha de papel, num cartaz, numa agenda, num caderno? O nosso modo de viver determinará o tamanho da lista. Se andarmos da maneira proposta por Deus, que é pela fé, com certeza atingiremos nosso alvo, não pelas muitas coisas que fazemos , mas pela profundidade e alcance daquelas feitas pela fé.Existe uma confusão acerca do texto de Tiago 2:26 no que diz respeito a obras, fé e salvação. Por causa do fato de não sermos salvos pelas obras, muitos alegam que não precisamos fazer nada durante a vida cristã, uma vez que já cremos em Jesus Cristo como Senhor e Salvador e logo estamos salvos.
Explicação :O engano está em associar o tema fé e obras com salvação. O que este texto nos diz é que a nossa fé se torna invalida se não for demonstrada através de obras, mas então quais são as obras da fé ? Tiago diz que a fé, sem obras, não tem sentido – é morta. Então a fé deve ser acompanhada de obras. Mas, não estamos falando de ativismos, ou excessivo número de atividades. Mas de realizações, movidas pelo Espírito Santo,e que tenham sentido.
Entendemos pela Bíblia que não somos salvos pelas obras que fazemos, mas que elas são o fruto da salvação que ocorreu em nós.
Obras da fé : II Pedro 1: 5-7
“ 5 por isso mesmo, vós, reunindo toda a vossa diligência, associai com a vossa fé a virtude; com a virtude, o conhecimento; 6 com o conhecimento, o domínio próprio; com o domínio próprio, a perseverança; com a perseverança, a piedade; .7 com a piedade, a fraternidade; com a fraternidade, o amor. 8 Porque estas coisas, existindo em vós e em vós aumentando, fazem com que não sejais nem inativos, nem infrutuosos no pleno conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo”.


O texto diz: “Associai com a vossa fé”.

1)A virtude – v.5:” associai com a vossa fé a virtude;”-
1 Pe 2.9
Qual é a virtude do cristão : As virtudes de Jesus- a 1ª obra da fé deve incluir as qualidades de Jesus . Qual seria a maior virtude de Jesus? O seu amor.
2)O conhecimento;
Além de viver as virtudes de Jesus, eu devo ter o conhecimento As atitudes de fé envolvem o conhecimento que devemos ter da palavra de Deus.
2 Tm 2.15: 2.15 Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.
3) O domínio próprio. V.6
Gl5.16-17 ”16 Digo, porém: andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência da carne. 17 Porque a carne milita contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne, porque são opostos entre si; para que não façais o que, porventura, seja do vosso querer.”
Gl 5.22 e 23
22 Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, 23 mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei.
4) Perseverança; v.6
Lc 9.61 e 62:
Outro lhe disse: Seguir-te-ei, Senhor; mas deixa-me primeiro despedir-me dos de casa. 62 Mas Jesus lhe replicou: Ninguém que, tendo posto a mão no arado, olha para trás é apto para o reino de Deus.

5) Piedade v.6

“Amor e respeito pelas coisas de Deus, e também compaixão pleos sofrimentos alheios”.
1 Tm 2.1-4
1 Antes de tudo, pois, exorto que se use a prática de súplicas, orações, intercessões, ações de graças, em favor de todos os homens, 2 em favor dos reis e de todos os que se acham investidos de autoridade, para que vivamos vida tranqüila e mansa, com toda piedade e respeito. .3 Isto é bom e aceitável diante de Deus, nosso Salvador, 4 o qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade.
Piedade está mais na maneira como vivemos, do que naquilo que discursamos.

5)A Fraternidade v.7

1 pe 1.22
22 Tendo purificado a vossa alma, pela vossa obediência à verdade, tendo em vista o amor fraternal não fingido, amai-vos, de coração, uns aos outros ardentemente

6)Amor
1 co 13.

Conclusão
v.8 Porque estas coisas, existindo em vós e em vós aumentando, fazem com que não sejais nem inativos, nem infrutuosos no pleno conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo”.
Se praticarmos essas coisas , ou se fazemos essa associação:
1. A virtude
2. O conhecimento
3. O domínio próprio
4. Perseverança; v.6
5. A Fraternidade v.7
6. Amor

Não seremos inativos, ou infrutíferos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário